quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cozinhar é para poucos


.
Há tempos atrás eu diria que cozinhar é uma tarefa impossível, mas depois que meu colesterol chegou a 272 eu tive que vestir minha roupinha de canguru e dar meus pulos.

Restaurante de comida natural seria uma ótima se tivesse um perto do meu trabalho, mas eu acabaria enjoando com o tempo. Pedir quentinha foi a solução. Uma amiga me recomendou um ótimo delivery que funcionou por dois meses, porque eu acabei enjoando daquela comida insossa.

Apelei para minha prima. Ela mora pertinho do meu trabalho, mas não pega bem ficar almoçando todos os dias na casa dos outros. Tive, então, que aprender lutar com o fogão. Isso já faz alguns meses. E passou a ser assim: vez ou outra eu almoço na minha prima e outras vezes cozinho e levo para comer no trabalho.

Fui à ginecologista no início da semana. Levei um susto com minha menstruação atrasada há quase um mês. O beta hcg deu negativo, graças a Jah. Ao ver meus exames de rotina, ela me mandou procurar um cardiologista. Segundo ela, fumante que toma anticoncepcional e que ainda está com o colesterol alto, pode ter ataque cardiovascular e trombose.

Fui me consultar com o cardiologista que ela me recomendou. Não posso deixar de dizer aqui que o coroa é um pão.

Pressão ok, eletrocardiograma ok, alimentação nota zero. Ele me passou uma dieta. Pasmem, com 1,78 de altura e 59 quilos (engordei 4 quilos, mas continuo macérrima), eu vou ter de fazer dieta e exercício físico. Nada de açúcar nem gordura saturada.

Nem um docinho de vez em quando doutor? Muito de vez em quando até pode. E a cerveja? Se for com moderação também pode. Mas eu não bebo com moderação (isso eu não disse a ele). Vou ter que parar de fumar também (pergunta idiota)? Você fuma quanto por dia? Um maço por mês. Ah, não, é pouco. Só pra curtir não tem problema. E Cannabis? Bom, essa pergunta ficou só no pensamento e mesmo que ele me mandasse, essa eu não deixo, não.

Conversa vai, conversa vem, ele pergunta se eu moro sozinha. Será que ele está querendo conhecer minha casa? Foi isso o que pensei quando ele fez a pergunta. Sim, moro só. Entendo sua situação. O dia todo fora de casa, deve viver comendo na rua. Na verdade eu como em casa. Detesto motel. É, só na rua. Sabe cozinhar? Eu tento. Vai ter que continuar tentando, porque essas porcarias que você come na rua só vão piorar sua situação. Perecia até minha mãe falando.

Eu também moro só. Opa! Será que ele vai me convidar para conhecer seu apê? Pensei de novo. Por isso tive que aprender a me virar para não ficar comendo na rua, continuou o doutor. Vou te ensinar umas receitas. No meu apartamento ou no seu? De novo meus pensamentos libidinosos. Ai, como eu queria.

Sopa de abóbora. Já comeu? É simples, você vai cozinhar umas duzentas gramas de abóbora com mais três cebolas pequenas e tempero verde. Depois vai bater tudo no liquidificador com duas colheres de azeite. Mas azeite tem gordura saturada, doutor. Duas colherinhas não tem problema. Eu bato sem água, porque gosto dela bem consistente. Se você quiser, pode bater com leite também. No seu caso, leite desnatado. Pode colocar sal, se quiser. Tome à noite, na hora do jantar. Fica uma delícia. Delícia é você, doutor.

Fiz a sopa. Realmente, uma delícia. Ela fica bem cremosa se batida sem água ou leite. Para incrementar, tomei com pão de centeio (é o pão que eu posso comer nos próximos dois meses).

Cortar abóbora não é fácil. Você tem que ter uma mega faca e eu só tenho essas facas de mesa. Além do creme eu ainda fiz meu almoço de amanhã. Arroz mais frango grelhado e refogado no azeite e no shoyu. Fora o fato de estar com a mão toda cortada e queimada de azeite quente, correu tudo bem.

Pelo menos "sou carinhosa e tenho talento pra boemia".

Postado por Renata


Nenhum comentário:

Postar um comentário